top of page

Recomendações Gerais

Esta declaração foi atualizada pela última vez em 30/09/2024

Responsabilidade e Consciência

A decisão de participar numa sessão deve ser sempre tomada independentemente; a influência dos outros nunca deve constituir um fator. A decisão deve basear-se num conhecimento claro dos potenciais efeitos, riscos, benefícios e contraindicações em relação ao historial médico, à saúde mental e ao estado de espírito geral. 

A ayahuasca é, por vezes, apresentada como uma panaceia. No entanto, é apenas um instrumento que pode atuar como um catalisador de processos terapêuticos quando utilizado adequadamente, gerando uma maior consciencialização. No caso de uma utilização inadequada, pode agravar certos problemas ou gerar novos problemas.

Se for a sua primeira vez na casa, por favor, preencha o Termo de Responsabilidade e Consentimento e a Ficha de Anamnese.

Sem o preenchimento destes documentos não será possível consagrar as medicinas no Quilombo Caminho das Pedras.

Antes de Ayahuasca - Preparação

Os participantes podem preparar-se para a sessão alguns dias antes, comendo refeições leves e saudáveis e mantendo uma condição física sólida para facilitar uma experiência de ayahuasca mais fluida e mais segura.

A medicina não deve ser utilizada por pessoas com tendência a esquizofrenia e outras doenças psicológicas.

 

Antes de cada ritual, é aconselhável realizar um jejum de pelo menos 72 horas sem álcool, drogas, sexo, carne vermelha e comidas pesadas e gordurosas.

 

Aconselha-se que a última refeição tenha sido feita a cerca de 6 horas antes de ingerir ayahuasca.

 

Mantenha o seu corpo hidratado e chegue bem descansado à sessão.

É também muito importante reduzir as expectativas sobre a sessão (as expectativas irrealistas são frequentes), estabelecendo
ao mesmo tempo uma intenção definida (o que gostaria de obter).

Durante a ayahuasca - Recomendações básicas

A primeira vez deve começar com uma dose mais baixa, para que se familiarize-se gradualmente com os efeitos da ayahuasca.


A ayahuasca é uma planta poderosa; utilize-a com respeito. Mesmo que pensemos que não está a fazer nada, tentar levantar-se é muitas vezes suficiente para perceber a potência dos efeitos.


Os participantes não devem abandonar o espaço da sessão antes do fim do ritual. Isso é importante para evitar acidentes fora do ambiente seguro do Caminho das Pedras.


Não hesite em pedir ajuda ao responsáveis quando sentir que é necessário. É para isso que os responsáveis estão lá. Faz parte do seu trabalho e da sua formação estar lá para o ajudar.


Algumas dicas para trabalhar em momentos difíceis: 

  • respire lenta e profundamente desde o diafragma (respiração vagus);

  • concentre-se na música;

  • solte e confie no processo, na ayahuasca e no(s) responsável (s).


No final da sessão é aconselhável permanecer no espaço durante algumas horas e descansar devidamente antes de conduzir ou voltar para o mundo exterior. 

Após a Sessão

Os responsáveis pelo Caminho das Pedras garantem:

  1. Tempo de descanso: garantir que os participantes tenham tempo suficiente para descansar e se recuperar antes de deixarem as instalações. 

  2. Disponibilidade de apoio: asseguramos que haja alguém disponível nas horas seguintes à sessão para oferecer suporte a qualquer participante que possa necessitar.

  3. Espaço de integração: é disponibilizado um ambiente de integração,  junto a natureza, onde os participantes possam, individual ou coletivamente, integrarem de suas experiências.

  4. Compartilhamento de experiências: oferecemos a oportunidade para os participantes compartilharem suas experiências, dúvidas ou preocupações com o grupo ou em privado com um membro da equipe.

  5. Escuta ativa: estamos atentos durante as partilhas, mantendo uma postura de escuta ativa. Os participantes são encorajados a permanecer dentro dos limites de seu conhecimento, evitando julgamentos ou interpretações psicológicas ou espirituais.

  6. Bem-estar: realizamos uma verificação ao final do estado físico e psicológico de todos os participantes antes de sua partida.

  7. Suporte adicional: disponibilizamos informações de contato (telefone e e-mail) e ofereceremos canais para manter a comunicação para qualquer suporte adicional além da sessão.

Observação sobre o preceito

O preceito para a ayahuasca supracitado refere-se a um conjunto de diretrizes, práticas e comportamentos que os participantes devem seguir para garantir uma experiência segura e sagrada.

 

Esses preceitos são importantes tanto para o respeito à medicina e às tradições que a cercam quanto para a saúde física e mental dos participantes.

A Peia

A peia é um termo usado na ayahuasca e outras práticas espirituais, referindo-se a um estado de purificação que pode ocorrer durante um ritual.

 

Especificamente, a peia é a expressão do processo de purgação que acontece em alguns participantes, que pode incluir vômitos, choro, bocejo ou outros tipos de eliminação.

Esse processo é visto como uma forma de limpeza física e espiritual, permitindo que os indivíduos liberem toxinas, emoções reprimidas e energias negativas.

 

Na visão de muitos praticantes e líderes de cerimônias, a peia é uma parte importante do processo de cura e autoconhecimento proporcionado pela ayahuasca, simbolizando a libertação de bloqueios que podem estar impedindo o crescimento pessoal e espiritual.

Além disso, a peia pode ser associada a uma conexão mais profunda com as forças da natureza e com o sagrado, facilitando uma experiência transformadora e enriquecedora para os participantes do ritual.

 

É importante notar que a experiência da peia pode variar muito de pessoa para pessoa e não é necessariamente uma parte obrigatória do ritual para todos.

  • Whatsapp
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
bottom of page